Entrevista realizada por Janayna Maciel.

Enaida da Silva, no Brasil há três anos, é uma simpática guineense de 24 anos que estuda Pedagogia na Universidade Federal do Ceará.

1. O que você veio fazer no Brasil?

Vim estudar. Consegui uma vaga por meio de intercâmbio. Estou cursando o sétimo semestre de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará, na verdade, gostaria de ter feito Relações Internacionais, mesmo assim, já estou me identificando com o curso.

2. O que você mais gosta no Brasil?

Das praias, apesar de não visitá-las há muito tempo.

3. Algo que você estranhou ao chegar...

O modo como as pessoas se tratam. Nos primeiros dias de aula, quando chegava na faculdade, falava com todos mesmo sem conhecer, porque faz parte do nosso costume, mas depois percebi que as pessoas chegam e sentam nos seus lugares sem falar com ninguém.

4. Pretende voltar para o seu país para aplicar o que aprendeu aqui?

Pretendo. Penso em trabalhar no S.O.S das Crianças, uma espécie de orfanato.

5. Quando foi o seu primeiro contato com a Língua Portuguesa?

O meu primeiro contato foi na escola, já que em casa fala-se Crioulo e até em lugares como igrejas ele é usado junto com o Português. Além do Crioulo e do Português, há outras línguas particulares a cada etnia, falada geralmente pelos mais velhos. Eu não sei falar a língua da minha etnia.

6. Você gosta de futebol?

Sim. E embora não saiba jogar, tento. Fui até para Canindé com um time de amigas mostrar meu futebol.

7. Qual a comida que é a cara de Guiné Bissau?

Feijoada, com certeza.

8. Você pratica alguma religião?

Sim, sou católica.

9. Qual a manifestação cultural mais comum em Guiné Bissau?

A música e a dança, no entanto, é muito mais comum que as pessoas ouçam música do que dancem.

10. Para finalizar, gostaria de saber se a mulher em Guiné Bissau conquistou espaço como aconteceu no Brasil.

Sim. Mas isso varia de uma região para outra, na capital as mulheres são muito mais independentes que as do interior, embora o direito ao voto tenha sido uma conquista comum a todas.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Enviar por Email
  • Twiter
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati